Tuesday, December 27, 2016

Greatest Hits


     Greatest Hits é o décimo primeiro álbum da cantora e compositora estadunidense Mariah Carey. Seu lançamento nos Estados Unidos foi em 4 de dezembro de 2001, e em dias posteriores do mesmo mês no resto do mundo.

     Este disco duplo, é a segunda coletânea lançada por Mariah, sendo o álbum #1's (1998) o primeiro do gênero. Greatest Hits compreende em ordem cronológica os 10 anos iniciais da carreira da cantora. No primeiro CD encontram-se os singles lançados entre 1990 e 1995, e no segundo CD, os singles divulgados entre 1996 e 2000.

     A coletânea foi certificada como disco de platina pela RIAA, graças à marca de cerca de 1.5 milhão de cópias vendidas nos EUA e ao redor do mundo o álbum já passa dos 4,3 milhões de exemplares vendidos e ainda depende de certificações em mais de 80 países.

    Em 2001, Mariah Carey deixou a gravadora Columbia Records e assinou contrato com a Virgin Records. Por razões contratuais, a cantora ainda precisava lançar mais um trabalho sob o selo da Columbia, e a gravadora tinha como única opção publicar uma nova coletânea.

     Greatest Hits chegou às lojas mundiais em fins de 2001, com bem pouco controle criativo por parte de Carey. Diferentemente de #1's, nenhum comentário pessoal da artista foi escrito para o encarte.

     Em uma entrevista concedida à MTV Brasil em dezembro de 2001, alguns dias depois do lançamento do álbum duplo, Mariah afirmou que Greatest Hits não abrange toda a sua carreira. "Há muitas músicas que foram grandes sucessos", declarou Carey, "mas muitas das músicas de meus discos que não são tão conhecidas, e que justamente são algumas das minhas favoritas, não saíram na coletânea, mesmo sendo um álbum duplo".