Tuesday, November 1, 2016

Álbum: Merry Christmas


     Merry Christmas é o primeiro álbum de natal e quarto álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado em 1 de Novembro de 1994 pela gravadora Columbia Records. O álbum apresenta duas versões cover de canções populares de Natal, incluindo material original. No álbum, Mariah trabalhou com Walter Afanasieff, com quem ela escreveu todas as faixas originais, bem como produziu interpretações de covers. Com o lançamento de Merry Christmas, Carey provou ser uma artista, e não apenas uma cantora de música pop, como muitos falavam. O álbum contém um tema contemporâneo, e conta com "vocais de fundo gospel autênticos e saborosos".

     O álbum apresenta instrumentais de teclados, baixos, baterias, percussão e vocais de apoio pesados. A principal razão para usar estes instrumentos era para mostrar uma "igreja real e autêntica", dando a maioria das canções um som de natal. Após o seu lançamento, o disco recebeu críticas positivas e se tornou num sucesso a nível mundial. Os críticos de música contemporânea elogiaram os vocais edificantes da cantora, bem como as composições de Afanasieff. Dois singles foram lançados, sendo enviados para estações de rádio diferentes para fins promocionais.

     Merry Christmas foi lançado no auge do trecho inicial da carreira da cantora, entre Music Box (1993) e Daydream (1995). O álbum produziu o clássico single de natal mundial, "All I Want for Christmas Is You", que se tornou num tom de toque bem vendido nos Estados Unidos. O álbum vendeu 6.1 milhões de cópias somente nos Estados Unidos, de acordo com os dados lançados em 6 de dezembro de 2010 pela Nielsen SoundScan, e recebeu o certificado de platina seis vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA). No Japão, Merry Christmas já vendeu mais de 3.5 milhões de cópias e é o segundo álbum mais vendido de todos os tempos por um artista não-asiático, atrás apenas de um outro álbum de Carey, #1's (1998). Merry Christmas já vendeu mais de 17 milhões de cópias em todo o mundo e é o álbum de Natal mais vendido de todos os tempos.