Wednesday, August 31, 2016

Álbum: Music Box


     Music Box é o terceiro álbum de estúdio gravado pela cantora e compositora norte-americana Mariah Carey. Foi lançado nos Estados Unidos a 31 de Agosto de 1993 sob distribuição da editora discográfica Columbia Records. O disco é composto por várias baladas compostas pela artista juntamente com Walter Afanasieff, seu colaborador em Emotions (1991), e poucas faixas de "Urban Dance". Durante o curso do desenvolvimento do álbum, Carey queria ampliar o seu público, escolhendo uma sonoridade mais POP. Durante este período de tempo, eles experimentaram diferentes órgãos e outros instrumentos musicais, levando o som do álbum para mais distante dos seus sons contemporâneos anteriores. Duas faixas não utilizadas das sessões do álbum foram lançadas como B-sides: "Do You Think of Me" e "Everything Fades Away". Esta última foi inclusa como faixa Bônus ainda.

     A fim de conseguir levar o álbum em uma nova direção, Carey e Afanasieff procuraram produtores novos e inovadores, assim como alguns álbuns anteriores de MiMi. Kenneth "Babyface" Edmonds começou a trabalhar com Carey no Music Box, onde ele ajudou a produzir as algumas faixas mais suaves e melodiosas, bem como sendo parte do processo de composição. Letristas adicionais e produtores foram Robert Clivilles e David Cole (a dupla também conhecida como C+C Music Factory) e Daryl Simmons. Enquanto o álbum contou com uma gama de diferentes produtores musicais talentosos, a maior parte das composições foi feito por Mariah e seu parceiro de escrita, Afanasieff. Em projetos futuros, que continuariam escrevendo material para álbuns de Carey, até sua liberação em Rainbow (1999), onde está ausente dos créditos.


     Quatro singles foram lançados do álbum. Os três primeiros, "Dreamlover", "Hero" e "Without You", transformaram-se em número um em todas as paradas musicas de singles do mundo, este último tornando-se o maior single em gráficos internacional de sua carreira. "Without You" tornou-se número um primeiro, MC é única na maioria dos mercados europeus e alcançou os três primeiros nos Estados Unidos. Para promover o Music Box, Carey embarcou em uma turnê curta, mas bem sucedida Music Box Tour, que viajou para as cidades selecionadas da América do Norte. Mariah Carey foi nomeada para Melhor Performance Pop Vocal Feminina por "Dreamlover" no Grammy Awards 1994 e recebeu a nomeação para a mesma "Hero" no Grammy Awards 1995, embora ela não tendo ganhado ambas.

     Depois de seu lançamento, Music Box recebeu críticas positivas dos críticos de música. No entanto, o álbum sofreu críticas quanto tom mais suave e preguiçoso Carey em comparação ao seus trabalhos anteriores. Apesar de algumas opiniões desfavoráveis​​, o álbum se tornou um sucesso comercial, estreou no topo da Billboard 200, tornando-se o primeiro álbum "número um" de Carey, na Austrália, França, Alemanha, Holanda, Suíça e Reino Unido. A Recording Industry Association of America (RIAA) certificou o álbum em diamante, para as transferências com mais de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos. Music Box permanece como o álbum de maior venda da carreira de Carey e figura na lista dos 100 álbuns mais vendidos de todos os tempos figurando na nona posição, com vendas mundiais de mais de 32 milhões de cópias e ainda carece de certificações em vários países .

Singles


     "Dreamlover" foi lançado como primeiro single do álbum em 27 de julho de 1993. O single estreou em número treze na Billboard Hot 100, e devido à sua airplay massivo, a canção alcançou o topo do Hot 100, permanecendo lá por oito semanas. "Dreamlover" liderou as paradas no Canadá, e atingiu o top-ten em muitos outros países. A canção foi certificado platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), denotando embarques de mais de um milhão cópias, bem como receber uma certificação de ouro na Austrália e Nova Zelândia. O vídeo da música "Dreamlover" em um "cenário de verão", com cenas de natação e Carey em uma piscina feita por uma cachoeira, encontrando-se em uma cama de girassóis, canta na frente de hip-hop dancers. O vídeo tentou capturar, um "home video", acrescentando à natureza sutil e arejado da música, algo que só ajudou a canção dominar as paradas.

     "Hero" serviu como segundo single do álbum, e foi lançado em 19 de outubro de 1993. Críticos de música elogiou a canção, chamando-o de sua canção mais diretamente inspiradora, igual que "Make it Happen". A canção liderou as paradas nos Estados Unidos e do top-cinco em muitos outros mercados principais da música. O vídeo da música "Hero", exibiu um filme de show de Carey no Teatro de Proctor, como foi feito para o vídeo da música de MiMi a seguir para "Without You".

     "Without You" terceiro single do álbum, se tornou o maior sucesso internacional da carreira de Mariah. "Without You" alcançou o número três nos Estados Unidos, mas experimentou seu verdadeiro sucesso em toda a Europa. A canção se tornou primeiro número Carey é um gráfico topper na França, Alemanha, Suécia, Suíça e Reino Unido, impulsionando as vendas de Music Box em todo o mundo. Carey trouxe a popularidade canção renovado, através de sua adaptação muito bem sucedida. Tornou-se sobre do "cinqüenta músicas mais tocadas do ano" e até mesmo ultrapassou a versão de Harry Nilsson, recebendo muitos prêmios e reconhecimento.

     "Anytime You Need a Friend", do álbum final, o sucesso, único experiente nas paradas, alcançando o top-dez, em muitos países, bem como atingindo um máximo de número doze, nos Estados Unidos. Tornou-se o segundo single no Music Box para um melhor desempenho em toda a Europa do que em os EUA.