Thursday, July 28, 2016

Esclarecimento: DIREITOS AUTORAIS


     Olá Lambily, e público em geral, devido à algumas acusações, tomei direito de criar um artigo onde ESCLARECE a verdadeira função do MARIAH NEWS WORLD.

     MARIAH NEWS WORLD iniciou com o nome de MC FASHION. onde eu iria divulgar produtos que vendo e vestuário, e algumas postagens sobre Mariah Carey. Mas como eu desisti de divulgar meus produtos e ficar apenas com a parte de informações sobre Carey, troquei o nome do blog para MARIAH NEWS WORLD. Onde a função dele é manter os LAMBS e o público de modo geral informados sobre os principais acontecimentos sobre nossa querida MiMi.

     O blog não posta nada a não ser que seja verdade e de FONTES SEGURAS, tais como PRINCIPAIS:

  1. MARIAHNOW ( Site muito admirado por todos )
  2. REVISTAS E JORNAIS CONHECIDOS
  3. DAILYMAIL
  4. UOL
  5. POPLINE

     ENTRE MUITOS OUTROS.

     Recentemente o blog andou sofrendo algumas acusações sobre " plágio" ou "roubo" de reportagens e artigos. E para provar que nosso Blog é honesto e não está agindo de má fé com nenhum outro site iremos dar alguns exemplos com base nos DIREITOS AUTORAIS, com base no texto do site "TECMUNDO", enviado por uma das pessoas que falou que o blog está agindo de má fé:
Panorama Geral dos Direitos Autorais no Brasil

      A lei que versa sobre  os direitos autorais no Brasil é bastante extensa e rege muitas áreas e detalhes sobre os autores e suas obras. Mas, aplicando essa lei para a internet, podemos pensar em quatro grupos  básicos: a propriedade intelectual, o direito de uso, o direito de distribuição e a exploração comercial.
 Propriedade Intelectual
     Basicamente, todo autor é considerado dono de sua obra, pelo menos dono do conteúdo enquanto criador. É isso que se chama de “propriedade intelectual”. Ninguém pode pegar uma obra, texto, vídeo, música ou qualquer outra coisa e publicar ou distribuir como se fosse de outra pessoa sem autorização do criador daquele conteúdo. O roubo de propriedade intelectual é conhecido como “plágio” e é considerado crime. Roubo de propriedade intelectual é crime e é chamado de plágio.
     Mas, incrivelmente, muita gente faz isso na internet e vive disso. Um site de sucesso fez sua fama copiando conteúdo de sites menores e colocando tudo em seu site dizendo que é conteúdo dele. De tanto que ele fez isso, já se cunhou o verbo “kibar” como sinônimo de plágio feito na internet. Isso é bastante comum entre blogs pessoais, pois não há como fiscalizar nem comprovar propriedade do conteúdo.  Quase ninguém irá processar o “kibador” por causa de um vídeo ou postagem copiado.
 Direitos de Uso e de Distribuição
     O direito de uso geralmente é cedido às pessoas pelo próprio autor, contanto que mantida a integridade da obra original. Em outras palavras, o direito de uso permite que uma pessoa possa usar uma foto , citando o nome e site do autor se não modificar em nada a foto original.  Esse é o caso das imagens de divulgação disponibilizadas online por produtoras.
     Os direitos autorais dos filmes protegem contra distribuição indevida.O direito de distribuição rege basicamente como e quanto uma obra pode ser repassada a outras pessoas. Um vídeo feito e lançado na internet pode ter sua distribuição limitada pela lei ou por desejo do autor ou detentor dos direitos sobre a obra. O problema  é conseguir meios tecnológicos para limitar a distribuição.
    E por que alguém iria querer limitar que sua obra fosse divulgada? Talvez o autor prefira que só pessoas que paguem por sua obra possam vê-la, ou talvez ele queira que só pessoas que morem em determinada cidade tenham acesso. São limitações que o autor pode impor à sua obra e é um direito dele.
 Exploração Comercial e Pirataria
     A última e talvez mais complicada dessas questões é a exploração comercial. Se alguma pessoa lucra direta ou indiretamente com algum conteúdo distribuído pela internet, diz-se que ela está explorando comercialmente essa obra. Acontece que somente o autor ou quem ele autorizar pode lucrar com a  obra. Lucrar com venda não autorizada de qualquer conteúdo, seja ele um livro, música ou filme, é considerado pirataria, ou seja  é crime.
Panorama do Conteúdo Distribuído pela Internet
     Na internet, basicamente, quem produz o conteúdo tem o direito sobre ele, seja de uso ou distribuição. Muitos criadores de conteúdo mantêm sites ou blogs onde distribuem seu material gratuitamente ou não. Isso é muito comum em portais de notícias, onde as matérias são disponibilizadas para leitura por qualquer um que tenha acesso a elas.
Podem-se encontrar, inclusive, músicos e autores independentes que distribuem gratuitamente em formato digital sua obra. Um bom exemplo disso é a banda “O Teatro Mágico”, que mantém em seu site todas as suas músicas para download gratuitamente. Como eles são os detentores dos direitos sobre as músicas, eles distribuem da forma como preferirem. 
Direito de uso VS. Direito de Distribuição de conteúdo online
     Muita gente acredita que, se o conteúdo está disponível, ele pode ser baixado livremente. Acontece que não é bem assim. Uma pessoa, ao comprar uma música em um CD ou em uma loja virtual como a iTunes Store, adquire o direito de uso, mas não de distribuição, comercialização ou  alteração da obra. O mesmo acontece com filmes. Comprar o filme não quer dizer que você seja o dono dele. Só quer dizer que você pode assisti-lo quando e como quiser. Mas você não pode passar adiante, reproduzir em lugares públicos ou disponibilizá-lo para qualquer pessoa assistir.
     Devemos ter cuidado com o conteúdo distribuído pela internet. Isso se torna complicado na internet. Por mais que  a pessoa não esteja lucrando com a distribuição de um determinado conteúdo, o fato de torná-lo disponível para qualquer um infringe os direitos de distribuição da obra. Colocar no YouTube, por exemplo, um filme inteiro para qualquer pessoa assistir é considerado crime, pois rompe com o direito do autor de vender e lucrar com a sua obra. Muita gente pode argumentar que isso não é pirataria, pois não há ninguém lucrando, mas mesmo assim é crime, pois vai contra os direitos autorais.
     Isso passa a ser complicado nos meios de distribuição P2P (Peer to Peer), ou pessoa a pessoa. Quem começou com isso foi o Napster há 10 anos atrás, quando criou uma rede de usuários que compartilhavam arquivos em MP3. Depois surgiram outros programas como o Morpheus e o Kazaa e atualmente temos o Emule e o Ares Galaxy que servem para o mesmo propósito. Foram criados inclusive outros sistemas e protocolos de transferência de dados, como o Torrent.
     O grande problema das redes P2P e Torrents é que eles em si não são meios para pirataria, mas sim para a distribuição de conteúdo. A legalidade do material depende na verdade de quem o distribui, se ele detém ou não o direito de distribuição. Muitos músicos independentes utilizam as redes P2P para distribuir suas músicas legalmente, mas usuários comuns também fazem o mesmo ilegalmente com o conteúdo cujo direito  é de gravadoras ou de outras pessoas.
O que prestar atenção na hora de colocar informação na Internet
     Por mais que exista uma lei que proteja o direito autoral de conteúdo intelectual, existem formas de disponibilizar tal conteúdo sem infringir a lei. A melhor delas é sempre citar a fonte de onde você tirou tal informação e nunca usar tal conteúdo para obtenção de lucro.
     Sempre cite a fonte quando retirar algum texto de algum blog. Por exemplo, é aceito que uma pessoa copie a informação de um blog, contanto que cite a fonte original e coloque um link para a postagem . Além disso, a pessoa que copiou o conteúdo não pode vendê-lo  sem a autorização do autor.
     Outra forma que funciona é justamente conseguir a autorização de uso ou distribuição do autor. Muitos  se sentirão prestigiados em ter sua obra distribuída, mas irão querer créditos e que as pessoas saibam quem são eles.
     Uma terceira forma é procurar o Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais, o ECAD, e verificar se é possível e como se faz para utilizar um conteúdo cujo direito pertence a outra pessoa. Geralmente, isso é possível através do pagamento do Direito Autoral. Isso lhe dará algum direito sobre a obra, dependendo do acordo com o ECAD. 
Conclusão
     Por mais que os direitos autorais sejam um campo um tanto quanto complicado, principalmente na internet onde não se entende muito bem como tudo isso funciona, vale sempre o bom senso. Será que o que estou fazendo com esta obra musical, audiovisual ou literária é algo que eu gostaria que fizessem com uma obra de minha autoria? Saber respeitar o conteúdo alheio é o ponto mais importante para saber se estamos agindo corretamente.
     Existe o movimento de Copyleft que defende a liberdade dos direitos autorais na internet.Ao mesmo tempo, sabemos que por mais que as leis protejam os direitos dos autores, não existe regulamentação que garanta sua aplicação. Dificilmente alguém será processado por plágio na internet, principalmente porque é extremamente difícil alguém provar propriedade por um conteúdo jogado online. E por mais que se consiga provar, o Brasil ainda precisa de muita discussão sobre direito digital para aprofundar o tema.
Mas os tempos estão mudando. Por mais que os Direitos Autorais sejam a força regente, um movimento tenta quebrar essa exigência, criando material exclusivamente para internet com os direitos liberados, conhecido como “Esquerdos Autorais” (livre tradução do termo em inglês Copyleft). Mas isso é assunto para um outro artigo.
     Então, tendo em vista que li e reli esse texto para ver onde é que o site está pecando, e cheguei a conclusão que não estamos infringindo a lei. Se você notou onde "grifei" verás que não estamos agindo de má fé. Se não notou, olhe agora abaixo:

     "Um site de sucesso fez sua fama copiando conteúdo de sites menores e colocando tudo em seu site dizendo que é conteúdo dele."

     Nós do MARIAH NEWS WORLD nunca nos possamos de texto algum tirado de outros sites e a prova está abaixo de cada publicação que fazemos vejo alguns exemplos abaixo:

Para Acesso a este Link Clique Aqui.



Para Acesso a este Link Clique Aqui






Para Acesso a este Link Clique Aqui





     Repare bem nas imagens, Todas elas estão com suas respectivas FONTES, nenhuma está exaltando nosso blog, não assinamos postagens que não foram feitas por nós. Cada artigo, cada publicação tem sua respectiva fonte. E o que a frase diz??

     "...fez sua fama copiando conteúdo de sites menores e colocando tudo em seu site dizendo que é conteúdo dele."

     Agora repare em uma publicação criada por nós mesmo nas imagens abaixo.

Para Acesso a este Link Clique Aqui



     Está assinada por nós, porque? PORQUE FOMOS NÓS QUE CRIAMOS. Então repetindo:

     NÃO ASSINAMOS NENHUMA POSTAGEM QUE NÃO SEJA CRIADA PELO BLOG!!!

     Outro frase que foi grifada no texto, muito importante:

     "Em outras palavras, o direito de uso permite que uma pessoa possa usar uma foto , citando o nome e site do autor se não modificar em nada a foto original. "

    Não alteramos os textos copiados, exatamente por isso, não foi criado por nós, não alteramos nada. O mesmo texto que você encontrar em meu blog e na fonte de onde foi tirada, estará exatamente igual.

      "A melhor delas é sempre citar a fonte de onde você tirou tal informação e nunca usar tal conteúdo para obtenção de lucro."

     Como está sendo citado à vários momentos, o blog sempre cita a fonte de onde tirou, não tomamos posse de texto algum. E o blog não tem nenhuma obtenção de lucro por meio de outros sites. sua única função é a informação.

     "Sempre cite a fonte quando retirar algum texto..." "...contanto que cite a fonte original..."

     Preciso Realmente reescrever tudo o que estou falando???

     Então, mais uma vez, para provar que estamos agindo dentro da lei, sem prejudicar a ninguém:

     NÃO ASSINAMOS NADA QUE NÂO SEJA CRIADO POR NÓS MESMOS.

     Peço que antes de falar algo a respeito de nosso blog, verifique se você leu direito o artigo.

POR: MARIAH NEWS WORLD
TEXTO DESTAQUE EXTRAÍDO DO SITE: TECMUNDO

     E para encerrar essa matéria, ficamos com a música de nossa DIVA MARIAH CAREY

ANYTIME YOU NEED A FRIEND

Toda vez que precisar de um amigo

Se você está sozinho
E precisa de um amigo
E os problemas parecem nunca terem fim
Apenas lembre-se de manter a fé
E o amor estará aí para iluminar o caminho

Toda vez que precisar de um amigo
Eu estarei aqui
Nunca mais estará sozinho
Então não tenha medo
Mesmo que você esteja a milhas de distância
Eu estou do teu lado
Então não fique nunca mais sozinho
O amor vai deixar tudo bem

Quando as sombras se aproximarem
E teu espírito desaparecer
Apenas lembre-se de que você não está sozinho
E que o amor estará aí para guiá-lo até tua casa

Refrão
Toda vez que precisar de um amigo
Eu estarei aqui
Nunca mais estará sozinho
Então não tenha medo
Mesmo que você esteja a milhas de distância
Eu estou do teu lado
Então não fique nunca mais sozinho
O amor vai deixar tudo bem

Se você acreditar em mim
Te amarei eternamente
Pegue minha mão
Leve-me ao teu coração
Estarei aí para sempre, amor
Não vou te deixar só, nunca vou deixar

Toda vez que precisar de um amigo
Eu estarei aqui
Nunca mais estará sozinho
Então não tenha medo
Mesmo que você esteja a milhas de distância
Eu estou do teu lado
Então não fique nunca mais sozinho
Tá tudo bem
Tá tudo bem