Saturday, June 4, 2016

Há 11 anos: "WE BELONG TOGETHER" Reinava em #1 na BILLBOARD


     "We Belong Together" é uma canção da artista musical estadunidense Mariah Carey, contida em seu décimo álbum de estúdio The Emancipation of Mimi (2005). Foi composta e produzida pela própria com o auxílio de Jermaine Dupri e Manuel Seal, com escrita adicional por Johntá Austin, como um retorno à carreira de Carey após anos do declínio de sua popularidade. Contém amostras de "If You Think You're Lonely Now", de Bobby Womack, e "Two Occasions", de The Deeles e, por esta razão, outros compositores são creditados, nomeadamente Kenneth "Babyface" Edmonds, Darrell Bristol, Bobby Womack, Patrick Moten e Sandra Suly. A sua gravação ocorreu em 2004 nos estúdios Right Track Studios em Nova Iorque e Southside Studios em Atlanta, Geórgia. O tema foi enviado para estações de rádio estadunidenses em 29 de março de 2005, servindo como o segundo single do projeto, através da Island Records, além de ter sido comercializado em formato físico e digital.

    Musicalmente, "We Belong Together" é uma canção derivada do R&B e do POP, sendo construída sobre um arranjo de piano com uma simples backbeat subestimada. Em termos líricos, trata sobre o desespero de uma mulher com o retorno de seu ex-amante. A faixa recebeu análises positivas da mídia especializada, a qual prezou a sua composição, sua produção e o retorno de Mariah ao R&B. Os vocais de Carey no número também foram elogiados. Comercialmente, o single obteve êxito comercial ao liderar a Billboard Hot 100 por 14 semanas não-consecutivas, sendo a segunda canção com maior permanência na liderança da tabela, apenas atrás de "One Sweet Day", também de Mariah. Consequentemente, finalizou o ano de 2005 como a faixa mais vendida nos Estados Unidos, sendo mais tarde condecorada como a mais vendida da década de 2000 no mesmo país. Ao redor do mundo, a canção culminou nas tabelas da Austrália e dos Países Baixos, classificando-se entre as dez melhores posições no Canadá, na Dinamarca, na Europa, na Hungria e em outras seis regiões.

      O vídeo musical correspondente foi dirigido por Brett Ratner e estreou em 11 de abril de 2005. Concebido como a segunda parte do vídeo musical de "It's Like That", que apresentou MiMi em sua festa de despedida, o projeto apresenta Mariah se casando com um homem mais velho e poderoso; contudo, ela foge da cerimônia com seu ex-amante, que ainda a ama. Após o seu lançamento, surgiram rumores de que o vídeo trazia uma conexão ao casamento dela com o ex-chefe da Sony Music Entertainment Tommy Mottola, ocorrido em 1993. Como forma de divulgação, a cantora apresentou "We Belong Together" em diversas cerimônias e programas televisivos, como os MTV Movie Awards e MTV Video Music Awards de 2005, a parada de quatro de julho da loja Macy's, Top of the Pops, The Tonight Show with Jay Leno e The Oprah Winfrey Show. Além disso, Carey a incluiu no repertório de suas turnês The Adventures of Mimi (2006) e Angels Advocate Tour (2009-10).


Single Chart Run – 43 semanas

81-61-30-12-7-3-2-1-1-1-1-2-1-1-1-1-1-
1-1-1-1-1-4-3-5-6-9-12-15-18-22-26-
31-33-40-49-49-50-44-37-39-44-48