Tuesday, January 12, 2016

Discografia Mariah Carey



     Ao longo de sua carreira Mariah Carey já lançou doze álbuns de estúdio, cinco álbuns de compilação, um extended play (EP) e um álbum ao vivo.

    Em 1988, Mariah Carey começou a gravar seu álbum de estreia auto-intitulado que foi lançado em junho de 1990. O álbum foi certificado de Platina por 9x pela Recording Industry Association of America (RIAA), denotando vendas maiores que 9 milhões no Estados Unidos. O álbum também teve cinco singles consecutivos que atingiram a primeira posição na lista da Billboard Hot 100. Em 1993, Carey lança seu álbum de maior sucesso, Music Box, que foi certificado de Diamante no Estados Unidos e alcançou a primeira posição de vendas em vários países ao redor do globo.  Music Box é um dos álbuns mais vendidos na Ásia. Em 1994 a cantora lança Merry Christmas, um álbum natalino, que se tornou o mais vendido de todos os tempos. Ainda contém um dos clássicos natalinos, "All I Want for Christmas Is You".

Em 1995, Mariah Carey estreia seu quinto álbum de estúdio, Daydream, que se tornou um dos álbuns mais bem sucedidos da cantora no Estados Unidos e foi certificado de Diamante pelas vendas maiores que 25 milhões de cópias no mundo inteiro. O sexto álbum da cantora, Butterfly (lançado em 1997) e a primeira coletânea da cantora, #1's, foram certificados de Platina por 5x no Estados Unidos; e a coletânea teve a maior venda no Japão por um artista não-Asiático com vendas maiores que 3,250,000. Em 2001 com a nova gravadora, Virgin Records, a cantora lança a trilha sonora Glitter. O álbum teve pouca publicidade e foi um fracasso de vendas no Estados Unidos mas, se tornando a trilha sonora mais vendida no Japão. Mariah Carey assina um contrato com a Island Records e lança seu nono álbum de estúdio, Charmbracelet.O álbum teve uma ligeira melhora nas vendas comparado à Glitter, entretanto, ainda permanece como uma das piores vendas da cantora.

The Emancipation of Mimi, lançado em 2005, se tornou o álbum mais vendido naquele ano no Estados Unidos, um dos seus maiores sucessos. Foi certificado por Platina 6x pelas vendas superiores de 12 milhões de cópias. The Emancipation of Mimi produziu a canção de maior sucesso da década no Estados Unidos, "We Belong Together", que permaneceu na lista da revista Billboard por 14 semanas. Em 2008, a cantora lança seu décimo-primeiro álbum de estúdio, E=MC², certificado de Platina pela RIAA. Com este álbum Carey consegue o feito de superar o Elvis Presley como a artista solo com o maior número de singles a atingir a primeira posição nas paradas com o single "Touch My Body". Memoirs of an Imperfect Angel, o lançamento mais recente da cantora até o momento foi certificado Ouro.

Em 2000 a cantora recebe pela World Music Awards o prêmio de "artista feminina do milênio" por ser uma das artistas que mais vendeu no milênio. Ela também foi premiada com o 'Chopard Diamond Award' em 2003 pela World Music Awards, reconhecendo-a por suas vendas maiores que 100 milhões no mundo. De acordo com a RIAA, Carey é a terceira artista feminina mais vendida (atrás apenas de Barbra Streisand e Madonna) com vendas maiores que 63 milhões no Estados Unidos. Carey também é uma das que mais vendeu na era US Nielsen SoundScan, com vendas maiores que 52,600,000. A cantora é a artista internacional mais vendida no Japão. Mariah Carey é uma das cantoras recordista de vendas de discos, com vendas maiores que 200 milhões.

    E agora recentemente, lançou seu novo disco #1 To Infinity, com seus 18 sucessos top da lista Billboard Hot 100, incluindo seu novo sucesso Infinity.





No comments:

Post a Comment